quinta-feira, 12 de junho de 2008

Shakespeareanas

Ótima ofensa:

" Que esse orgulho, que ela chama franqueza, case com ela."

(rei lear)

2 comentários:

Hernandazita disse...

O ético: não há elogio maior para um ético.

O estético: Ah vá!

O heroi: A sinceridade que proclamas como orgulho é minha fatal companhia!

O Bobo: ..E quem disse que eu fui franco?

Tereza Tabosa disse...

respostas nitianas à ofença:

O ético lamenta-se: Em razão de nossas virtudes é que se é mais bem punido...

O estético diz para si: E quem disse que eu fui franco?

O herói proclama satisfeito: quando nosso orgulho acabou de ser ferido, precisamente entao é mais dificil ferir nossa vaidade.

O bobo: ah vá!

O moderatto: seduzir o proximo com nossa franqueza, e boa opniao que dele fazemos. Depois, deliberadamente mostrar-se distante, ofendido, desinteressado, para melhor seduzir o proximo com nosso orgulho. Quem se iguala as shakespeareanas nessa habilidade?
.......
As modernas?...